Home » Sexo » Com quantos anos é normal ter impotência sexual?

Com quantos anos é normal ter impotência sexual?

Uma das perguntas que mais desafiam as noções do senso comum, e até mesmo os conceitos da medicina, é acerca da idade em que é normal sofrer com disfunção erétil. A resposta dessa pergunta pode te surpreender, como surpreende a muitos que acreditam que esse problema só afeta os mais velhos. É certo que a incidência de impotência sexual na faixa etária dos 40 aos 70 anos, de acordo com pesquisas recentes ligadas à Universidade de São Paulo (USP), fica por volta dos 50%, ou seja, quase metade dos homens, Power Blue Funciona.

O percentual das pessoas que sofrem do problema acima dessa idade é ainda maior. Contudo — e aí que vem a surpresa —, a incidência de impotência sexual na adolescência e na juventude é muito maior do que se imagina.

Queremos dizer com isso que, basicamente, não parece haver uma idade em que ter impotência sexual seja “anormal”. Isto porque a ereção é um fenômeno muito complexo, uma resposta do organismo que depende de uma série de estruturas biológicas trabalhando em conjunto e de forma harmônica. A ereção depende, em suma, da saúde do sistema circulatório, já que nada mais é do que uma concentração de sangue nos corpos cavernosos do pênis. No entanto, vários outros fatores entram nessa equação. Portanto, as causas para a disfunção erétil são inúmeras. Vejamos algumas delas.

Principais causas

Em alguns casos de impotência sexual, esta pode se apresentar como um sintoma de alguma condição mais grave. Por exemplo, doenças vasculares como aterosclerose e hipertensão arterial, problemas endócrinos como diabetes e baixa testosterona, distúrbios psiquiátricos como depressão e esquizofrenia, doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer e de Parkinson, doença de Peyronie etc.

Entretanto, isso não é motivo para alarme. Muitas vezes, ao buscar informações sobre sintomas que estamos sofrendo na internet, a especulação e o desconhecimento podem nos levar a supor que temos todo tipo de doença incurável. É preciso destacar aqui que apenas o médico especialista, no caso um urologista, poderá averiguar corretamente a causa da sua impotência sexual, bem como determinar qual será o melhor tratamento para o seu caso específico. Resumindo, não há motivo para “neura”. Além do mais, estatisticamente, é muito mais provável que a sua ereção seja agravada ou até mesmo causada por algo muito mais comezinho, classificado entre os fatores de risco. Remédios como o Power Blue Onde Comprar podem te ajudar também.

Fatores de risco

São os hábitos que mais estão atrelados aos quadros de impotência sexual. Temos, por exemplo, o tabagismo e o alcoolismo, que estão entre os principais agravadores/causadores de disfunção erétil, já que atrapalham imensamente o funcionamento saudável do sistema circulatório. Também não é incomum hábitos sedentários e obesidade estarem ligadas à ocorrência de impotência sexual.

Temos ainda que mencionar que existe um tipo de disfunção erétil psicogênica, isto é, provocada por fatores psicológicos e emocionais. Pessoas que passaram por situações de estresse ou traumas recentemente terão muito mais dificuldade para ter uma ereção.

Portanto, como na maioria dos casos a disfunção erétil não é sintoma de outras doenças mais graves, a sua ocorrência não está restrita aos homens de mais idade, ainda que o envelhecimento seja considerado como um fator de risco.

(1) Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *