Home » Saúde » O que pode provocar dor de cabeça

O que pode provocar dor de cabeça

remedio para dor de denteA dor de cabeça é um dos incômodos mais comuns na sociedade, em especial na vida adulta.

Normalmente, não traz consequências sérias e nem é causada por doenças preocupantes, mas cabe saber as suas principais razões e quando essa dor pode demandar mais cuidados.

Primeiramente, a dor de cabeça pode ser justificada por problemas oculares simples, como o grau dos óculos estar inadequado ou mesmo pelo indivíduo não o usar.

Quando os óculos são trocados, também é normal que a dor de cabeça surja porque os olhos estarão em adaptação por alguns dias.

Mais uma razão simples para essa dor é a anormalidade dentária: quando há cáries muito avançadas ou outros problemas nos dentes, é comum que a dor também se estenda para a cabeça.

Nessa situação, pode-se ingerir remedio para dor de dente para atenuar a condição imprópria, mas ela retornará se o dente não for tratado.

Mais algumas condições nas quais pode ocorrer dor de cabeça são neuralgia do trigêmeo, devido à pressão craniana, ataques de pânico, meningite, ruptura de vasos cerebrais, ressaca, artrite, otite, desidratação, Síndrome de Arnold-Chiari, tumor cerebral, aneurisma cerebral, sinusite aguda, toxoplasmose, síndrome pós-concussão, uso de certos remédios, glaucoma, encefalite, intoxicação, trombose venosa e muito mais.

Tratamento para dor de cabeça

remedio para dor de denteQuando se trata de situações específicas, como não ter dormido bem ou uma gripe, a dor de cabeça pode ser tratada somente com um analgésico comum.

Entretanto, quando ela é causada por sinusite, por inflamações no ouvido e outras doenças, é necessário que elas sejam tratadas para que a dor de cabeça também seja.

No geral, os pacientes com cefaleia não precisam ir ao hospital, a menos que tenham outros sintomas associados, tais como náuseas, problemas para falar, torcicolo, febre superior a 39°C, confusão mental, dificuldade para andar, dificuldade para enxergar, dormência, desmaio e outros.

Quando a dor de cabeça é muito forte e o analgésico não faz efeito, também é interessante procurar o hospital, bem como se essa dor acontece de maneira recorrente.

Condições externas que causam dor de cabeça

Por vezes, essa dor não é devido a nenhuma doença, mas a condições isoladas e aos maus hábitos. O calor excessivo, por exemplo, pode desencadeá-la, assim como o consumo de cafeína e o estresse.

O especialista que faz o acompanhamento da dor de cabeça é o neurologista e, nos casos recorrentes, ele pode solicitar tomografias, além de indicar mudanças alimentares e a ingestão de medicamentos de controle.

(1) Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *