Home » Sobre o Blog

Sobre o Blog

HISTÓRIA

Fundado por Haroldo Moreira, José Carlos Rodrigues, José Paulo de Oliveira Chaffin, Jorair Ferreira, Jorge Brum e Nilton Belomino Bispo, em 08 de março de 1978, o bloco do Porto da Pedra – bairro de São Gonçalo – foi formado por amantes do clube de futebol que tinha o mesmo nome, cujas cores eram o vermelho branco. Na época do Carnaval, esses torcedores se reuniam e desfilavam pelas ruas do bairro até que se uniram para formar o bloco que se transformou na escola de samba GRES Unidos do Porto da Pedra, três anos após sua fundação (1981).

O primeiro campeonato da escola, que até então somente desfilava no carnaval de São Gonçalo, aconteceu em 1982 com o enredo “No reino da Fantasia”.

Em 1995, desfilando pelo Grupo de Acesso A do carnaval carioca, a Porto da Pedra surpreendeu e sagrou-se a campeã daquele ano, conquistando o direito de desfilar na elite do Carnaval carioca, o Grupo Especial, onde desfilou até 2012.

A partir de então, a escola foi a grande revelação da década. Nona entre 18 escolas em 1996; em 1997, a Porto da Pedra conseguiu um honroso quinto lugar que a colocou no desfile das campeãs. Naquele ano, a Porto da Pedra chegou ao sambódromo com um elogio à loucura. Em seu desfile, contou com a participação de pacientes e funcionários do hospital psiquiátrico Pinel, uma vez que o enredo escolhido foi “No reino da folia, cada louco com a sua mania”, do carnavalesco Mauro Quintaes. Aquele ano, outra escola considerada mais tradicional, o Salgueiro, também falou sobre o mesmo tema, mas obteve classificação inferior.

Considerado um dos desfiles inesquecíveis da escola, juntamente com a reedição de festa Profana e o Carnaval dos Carnavais, a Porto da Pedra, naquele ano, conseguiu causar um bom impacto na sua abertura com uma comissão de frente vestida de Napoleão e um abre-alas que mostrou o tigre, símbolo da agremiação, em meio ao “Portal da Loucura”.

A escola também acumula 09 prêmios Estandarte de Ouro, premio mais cobiçado para os destaques do Carnaval.

 

DADOS BÁSICOS

data de fundação
08 de março de 1978
cores
Vermelho e Branco
símbolo
Tigre
filiação
LIERJ
grupo atual
Série A

 

ENDEREÇOS

quadra
Rua Lúcio Tomé Feiteira, 290
Neves
São Gonçalo
24436-085
telefone da quadra
3707-1518
barracão
Rua Rivadávia Correa, 60
Barracão 06
Cidade do Samba – Gamboa
20220-290
telefone do barracão
2203-2705

 

NÚMERO DE DESFILES

01 desfile no Desfile de Avaliação da AESCRJ
02 desfiles no Grupo A da AESCRJ
07 desfiles no Série A da LIERJ
15 desfiles no Grupo Especial da LIESA
01 desfile no Grupo A da LIESGA

 

CAMPEONATOS

1995 – Campo cidade em busca da felicidade

GRUPO A | LIESGA | PASSARELA DO SAMBA
2001 – Um sonho possível: crescer e viver! Agora é lei

GRUPO A | AESCRJ | PASSARELA DO SAMBA

 

CARNAVAL DE 2019

Antônio Pitanga, um negro em movimento

SÉRIE A | LIERJ | PASSARELA DO SAMBA